Atualidades

EVANGELIZAÇÃO DA ALEGRIA: O LEGADO DO PAPA FRANCISCO PARA A CATEQUESE

22/09/2025

Eliseu Wisniewski*

* Presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Eis o artigo:

Quais são, para quem quer transmitir a fé, as mensagens centrais do pontificado de Francisco? Além disso, o que significa, nos dias de hoje, ser cristão? Como anunciar o evangelho com alegria em um mundo marcado pela indiferença e pela desolação? Essas indagações dão origem ao livro Evangelização da alegria: o legado do papa Francisco para a catequese (Paulus, 2025, 168 páginas), de autoria de Miguél Ángel Barrios, atualmente professor de História no Instituto Superior del Profesorado Antonio Ruiz de Montoya (ISPARM), na Argentina.

A obra em análise foi concebida para enfrentar os desafios de anunciar o Evangelho nos dias de hoje, adotando uma abordagem pastoral, pedagógica e, acima de tudo, profundamente eclesial. Para Barrios, o decênio de governo de Francisco sinaliza um claro chamamento a buscar as raízes do Evangelho e a renovar o vigor original da mensagem cristã. Seu magistério destaca-se pela ênfase contínua na alegria do Evangelho, na proximidade com os pobres, no cuidado da Casa Comum, na sinodalidade, no discernimento e na visão misericordiosa de Deus. Assim sendo, evangelizar com alegria é uma tarefa que nasce do coração e se expressa no testemunho diário.

Este livro busca ser um instrumento dinâmico a serviço dessa missão, certo de que, enquanto Igreja, ao iniciar a caminhada cristã, não se trata de uma decisão ética isolada nem de uma grande ideia isolada, mas do encontro com um acontecimento, com uma Pessoa.

O conteúdo da obra atende aos catequistas ao oferecer uma formação integral que abrange fundamentos teológicos e doutrinários, bem como ferramentas metodológicas e pastorais, essenciais à sua missão. Reconhece e envolve os pais como protagonistas do processo catequético, valorizando seu papel indispensável como primeiros educadores na vida, e disponibiliza material adaptado à sua realidade. Para os catequizandos, propõe uma catequese alegre, vivencial e participativa, capaz de favorecer o encontro com Jesus e a integração na comunidade, por meio de exemplos didáticos, dinâmicos e concretos. Ainda aprofunda a dimensão missionária e sinodal da catequese, estimulando uma Igreja em saída, aberta ao diálogo e atenta aos sinais dos tempos. Reforça o valor do catecumenato como caminho de iniciação cristã, em comunhão com a Tradição viva da Igreja e as orientações do magistério papal.

Uma leitura estimulante para todos os que atuam na catequese. Mais do que um livro, Evangelização da alegria convida a renovarmos a catequese com esperança, criatividade e fidelidade ao Evangelho. Se o pontificado de Francisco trouxe nova vitalidade à catequese, ao partir de suas raízes evangélicas e ao propor a alegria como caminho, a misericórdia como critério e a inclusão como estilo, esta obra contribuirá para a renovação pastoral e missionária da catequese em comunhão com o magistério do Papa Francisco e fiel à riqueza espiritual de nossos povos. Além disso, o livro se apresenta como instrumento de encontro, formação e serviço, devendo ajudar a formar discípulos missionários com o coração da Igreja e a esperança de um mundo mais fraterno, justo e reconciliado.