Enviar artigos

Diretrizes para publicação de artigo

A revista Vida Pastoral é uma publicação da editora Paulus. Tem como objetivo principal colaborar com a formação dos agentes de pastoral, em sintonia com o magistério da Igreja à luz do pensamento paulino, marcado pela universalidade, abertura e diálogo com as culturas.

A revista recebe artigos de especialistas, mestres e doutores. Os textos devem ser inéditos e não enviados a outras revistas, podendo haver exceções em casos a combinar. Pedem-se artigos escritos em linguagem pastoral, acessível, sem prejuízo da profundidade do texto.

Orientações formais:

– O tamanho dos artigos deve ser de 15 mil a 20 mil caracteres (contando os espaços).

– Inserir no início, em itálico, pequeno resumo do artigo, de 3 a 4 linhas.

– O texto deve ser subdividido em subtítulos, para facilitar a leitura.

– Evitar notas de rodapé em grande quantidade e tamanho. As informações julgadas importantes devem ser postas no corpo do texto, fazendo notas explicativas apenas quando isso não for possível.

– O recurso a notas deverá ser usado apenas em casos de notas explicativas.

– As referências bibliográficas de citações deverão ser inseridas no corpo do artigo, entre parêntesis, seguindo o padrão: (sobrenome, ano da publicação, número da página).

Exemplo: (BRITO, 2016, p. 58)

– A bibliografia deverá estar disposta no final do artigo. As obras, em ordem alfabética, devem obedecer à seguinte sequência: Autor (Sobrenome em caixa alta, Nome). Título em itálico. Edição. Cidade: Editora, Data da publicação.

Exemplo: ANTUNES, Otávio Ferreira. A beleza como experiência de Deus. São Paulo: Paulus, 2010.

– Evitar lista bibliográfica muito extensa, incluir apenas o mais fundamental.

– Enviar os arquivos em documento do Word, simples, sem formatação; fonte: times new roman; espaçamento de 1,5; tamanho 12.

– Citações maiores que três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, com recuo 4 e tamanho da fonte 10, sem necessidade de aspas ou itálico.

– Para outros itens não exemplificados aqui, seguir as normas da ABNT, citação dos elementos essenciais (NBR 6023, facilmente localizável na Internet).

– Incluir no final do artigo, pequeno texto de 3 linhas com informações biográficas do autor e e-mail para contato.

– Traduzir todas as citações em língua estrangeira.

– Enviar o texto, como anexo, ao e-mail do editor da revista (vidapastoral@paulus.com.br), que responderá quanto à possibilidade de publicação.

– A publicação tem tiragem de 40 mil exemplares, e os textos e versões em pdf das edições da revista são postados no sitewww.vidapastoral.com.br.