Publicado em novembro – dezembro de 2026 - ano 67 - número 372 - pp. 36 - 38
2 de novembro – TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
Por Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito
Rins cingidos e lâmpadas acesas!
A celebração de Finados não é um culto à morte nem uma exaltação da saudade pela saudade. Para a Igreja, essa comemoração é uma proclamação da vitória de Cristo sobre o abismo da morte. Ao visitarmos os cemitérios ou nos reunirmos em oração por nossos irmãos e irmãs falecidos, fazemos um exercício profundo de comunhão dos santos, como rezamos no credo. Reconhecemos que o amor é a única força capaz de atravessar a fronteira do tempo e do espaço.
O mistério da morte é, humanamente falando, a maior das incógnitas. Ela interrompe diálogos, quebra projetos e impõe o silêncio. Contudo, a liturgia deste dia nos convida a olhar para esse “muro” e enxergar nele uma porta. A celebração aponta para a esperança escatológica: não rezamos pelos mortos como se estivessem perdidos, mas como quem acompanha, com a prece, aqueles que nos precederam na travessia para a eternidade.
Nossa meditação é guiada pela confiança inabalável de Jó, pela lógica da ressurreição de Paulo e pela exortação à vigilância de Lucas. Juntos, esses textos formam um mosaico que responde à pergunta fundamental do coração humano: “Para onde vamos?”. A resposta não é só um lugar, mas sobretudo uma Pessoa: Jesus Cristo, o primogênito dos mortos.
1. COMENTÁRIO DOS TEXTOS BÍBLICOS
1. I leitura (Jó 19,1.23-27a)
O livro de Jó é o grito da humanidade sofredora que se recusa a abandonar a Deus, mesmo quando o silêncio divino parece ensurdecedor. No trecho proposto, Jó atinge o ápice de sua jornada espiritual. Ele perdeu tudo: bens, filhos e a própria saúde. Sentado sobre as cinzas, não busca uma explicação filosófica para seu mal, mas faz uma confissão de fé que ecoa no tempo.
O redentor vivo. A palavra hebraica utilizada por Jó é Go’el. No contexto jurídico de Israel, Go’el era o parente próximo que resgatava a honra, a liberdade ou a propriedade de um familiar caído. Ao dizer: “Eu sei que o meu redentor está vivo”, Jó afirma que Deus é seu parente mais próximo, aquele que não o deixará no esquecimento.
A visão beatífica. Jó declara que, mesmo após a destruição de sua carne, ele verá a Deus. Isso é revolucionário para a época. Ele antecipa a intuição cristã de que a identidade da pessoa – o seu “eu” – não se dissolve na morte. A esperança de Jó é corporal: “meus próprios olhos o verão”. É a afirmação de que a redenção não é apenas espiritual, mas atinge a totalidade do ser humano.
Para a homilia, esse texto serve para validar a dor de quem sofre (Jó está sofrendo), mas também para oferecer o “porto seguro” da fé: a certeza de que nossa vida tem um Defensor que sobrevive à nossa morte biológica.
2. II leitura (1Cor 15,20-24a.25-28)
São Paulo apresenta em Coríntios a fundamentação lógica e teológica da nossa esperança. Ele não fala da ressurreição como um evento restrito à vida de Jesus, mas como o início de um “efeito dominó” que transformará toda a realidade.
As primícias. No antigo Israel, as primícias eram os primeiros frutos da colheita, oferecidos a Deus como sinal de que toda a safra lhe pertencia. Cristo é a primícia. Se ele ressuscitou, a “safra” (a humanidade unida a ele) necessariamente ressuscitará. A sorte da Cabeça é a sorte dos membros do Corpo.
A vitória sobre o último inimigo. Paulo personifica a morte como um “inimigo”. Ele não romantiza o fim da vida. A morte é uma intrusa no projeto original de Deus. No entanto, o apóstolo garante que Cristo está reinando e a morte será o último poder a ser destruído.
Deus tudo em todos. O objetivo final da ressurreição não é apenas a sobrevivência individual, mas também a restauração da harmonia cósmica. Quando a morte for vencida, o Reino será entregue ao Pai. Isso significa que a finalidade da nossa vida é a imersão total na vida divina. O dia de Finados é, portanto, a ocasião de celebrar o destino de glória que nos aguarda.
3. Evangelho (Lc 12,35-40)O Evangelho de Lucas traz uma dimensão prática e existencial para este dia. Se Jó nos dá a esperança e Paulo nos dá a teologia, Jesus nos dá a atitude: a vigilância.
Rins cingidos e lâmpadas acesas. Na cultura bíblica, cingir os rins significa estar pronto para a ação, para a caminhada (como no Êxodo). As lâmpadas acesas representam a fé e a caridade, que não podem se apagar na noite deste mundo. A morte não deve ser vista como uma fatalidade que nos pega de surpresa para o julgamento, e sim como o momento em que o Senhor da casa retorna.
O Deus que serve. Há um detalhe surpreendente no texto desse Evangelho: Jesus diz que, ao chegar, o senhor fará os servos se sentarem à mesa, cingirá sua própria veste e passará a servi-los. Isso inverte toda a lógica humana de poder. A morte, para o cristão vigilante, é o encontro com o Deus que se faz servo para nos introduzir no banquete eterno.
A imprevisibilidade. “O Filho do Homem chegará na hora em que menos pensardes.” Esta não é uma ameaça, para causar medo, mas um convite a vivermos cada dia com significado. Se a morte pode chegar a qualquer momento, então cada momento é oportunidade de amar e de estar em Deus. A morte não é o fim da vigilância, mas seu prêmio.
III. PISTAS PARA REFLEXÃO
A morte não é a última palavra de Deus sobre o ser humano, mas o último suspiro da nossa limitação, antes do abraço da eternidade. Recordar os mortos é atualizar a certeza de que o amor que dedicamos a eles aqui na terra é um vínculo que Deus preserva para sempre. O cristão não encara o cemitério como um depósito de corpos, mas como um campo semeado de esperança, aguardando a colheita da ressurreição final. Viver bem este dia significa reconciliar-nos com a própria finitude, sabendo que nossa vida está “escondida, com Cristo, em Deus”. A vigilância que o Evangelho pede é, em última análise, a prontidão de quem sabe que o Senhor não vem como um juiz severo, mas como o anfitrião que nos preparou um lugar à mesa.
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito
Religioso da Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos), é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, jornalista de formação, professor na Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e editor de Vida Pastoral. E-mail: [email protected].

